Dicas de Intercâmbio – Infográfico

Postado: 12 de outubro de 2013 | 13:30
intercâmbio infografico-dicas-de-intercambio foto: intercâmbio foto:

Intercâmbio: Por que Fazer?

O intercâmbio é uma oportunidade de estudar ou trabalhar em outro país a fim de aperfeiçoar um idioma e conhecer uma nova cultura. Entre os programas mais comuns, estão intercâmbios estudantis, que envolvem diferentes tipos de cursos no exterior, como graduação, pós-graduação, extensão, high school e cursos de idioma.

Nos programas de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão), o estudante vai para uma faculdade estrangeira a fim de desenvolver pesquisas e aprimorar conhecimentos. Já nos cursos de idioma e de High School, o aluno tem a oportunidade de aprender outra língua de forma prática e geralmente fica sob a responsabilidade de uma família. No último caso (high school), o estudante frequenta o ensino médio regular do país.

Vantagens

- Por meio do intercâmbio, o estudante tem contato direto com a cultura do país escolhido, o que amplia seu conhecimento de mundo.

- A relação custo/benefício nos programas anuais é bastante vantajosa, pois, em um curto espaço de tempo, o intercambista volta para casa falando com fluência o novo idioma.

- A pessoa adquire autoconfiança, desenvoltura para comunicar-se e habilidades interpessoais para relacionar-se melhor com os outros.

- O mercado de trabalho valoriza bastante esse tipo de experiência. Multinacionais e empresas que trabalham com exportação e importação, por exemplo, consideram o intercâmbio um diferencial no currículo do candidato.

infografico-dicas-de-intercambio

 

Curiosidades

O Brasil é o sétimo maior exportador de intercambistas, com idades entre 18 e 30 anos. O destino preferido desses brasileiros é o Canadá, um país de primeiro mundo que oferece atrativos turísticos, cursos e estadias com preços mais acessíveis que os Estados Unidos e a Inglaterra.

Cuidados

É muito importante conhecer todos os procedimentos para ingressar num intercâmbio estudantil e tomar algumas precauções para não enfrentar situações desagradáveis no exterior. Confira alguns conselhos:

- Antes de escolher o país de destino, analise se seu objetivo é estudar ou trabalhar.

- Procure uma agência especializada em intercâmbios. Esse tipo de empresa é responsável pelos trâmites burocráticos das viagens.

- Caso o programa seja realizado na alta estação e nos meses de férias, garanta sua passagem aérea antes de fazer a matrícula no curso para evitar contratempos.

- É indispensável conferir se a instituição escolhida tem bom nível de ensino.

- É preciso estar em dia com todos os documentos exigidos pela imigração, inclusive os atestados de vacina.

- Também é importante fazer um bom seguro de vida e uma reserva financeira para emergências.

Estando atento a esses cuidados, o intercambista não corre o risco de passar por dificuldades no exterior e volta mais bem preparado para o mercado de trabalho.

E você, gostaria de fazer um intercâmbio? Já sabe em qual país? Dê sua opinião!


Publique em seu site ou blog
Compartilhe este infográfico da Azul Linhas Aéreas com seus leitores e amigos. Basta copiar e colar o código abaixo em sua página para publicá-lo:



Deixe uma resposta

Aviso: Todo o conteúdo do blog Azul é aberto a comentários, pois dividir ideias é uma das melhores maneiras para construirmos uma empresa melhor. Independentemente de serem positivas ou negativas para a companhia, as menções serão publicadas, mas todos os comentários serão moderados, a fim de evitar mensagens comerciais e citações ofensivas e/ou fora do contexto.