Dicas de Viagem para Pessoas com Necessidades Especiais

Postado: 24 de julho de 2013 | 18:15
Uberlândia Uberlândia foto:

Dicas de Viagem para Pessoas com Necessidades Especiais

O número de portadores de necessidades especiais no Brasil é muito grande. São aproximadamente 45 milhões de pessoas, de acordo com os dados do IBGE 2010. Diante dessa realidade, vários setores da sociedade, incluindo o de turismo, tiveram que passar por adaptações para melhor atender a esse público especial.

Pousadas, hotéis e principalmente companhias aéreas passaram a investir mais em acessibilidade para que os portadores de qualquer tipo de deficiência possam viajar, conhecer e aproveitar o melhor das cidades do país com toda a atenção e conforto que merecem. Muitas cidades turísticas já estão bem preparadas para recebê-los e, entre as melhores dicas de viagem, está Fortaleza.

A capital do Ceará é um destino encantador e com diversos atrativos, como o Theatro José de Alencar, que oferece visitas guiadas para deficientes auditivos e visuais. No Museu de Arte Contemporânea (MAC) e no Planetário, as pessoas com necessidades especiais visuais podem tocar nas obras expostas.

A cidade de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, é outra excelente opção de destino. Lá, há guias especializados e experientes, além disso, muitos pacotes de viagem garantem a possibilidade de incluir um terapeuta corporal.

Em São Paulo, a acessibilidade está assegurada na Pinacoteca do Estado. No local é possível encontrar catálogos em braile, audioguias e rampas de acesso. O Teatro da Vivo, também merece ser citado, pois possui serviço de tradução das peças em libras.

Já no interior do estado paulista, o viajante encontra a cidade turística mais acessível do país: Socorro. O município oferece a prática de esportes radicais, como rafting e tirolesa, de maneira adaptada.

Quem decide ir para Uberlândia, em Minas Gerais, pode conhecer a cidade de maneira prática e barata, usando o transporte público. Toda a frota de ônibus é adaptada para portadores de deficiências, o que facilita a mobilidade dos turistas.

Viaje de Avião

A comodidade de chegar ao destino com conforto e rapidez é a principal vantagem de escolher o avião como meio de transporte. Outro ponto positivo é a regulamentação dos aeroportos de acordo com a norma NBR – 14273, que garante maior acessibilidade à pessoa portadora de deficiência no transporte aéreo comercial. Segundo essa regra, os passageiros com deficiência ou com mobilidade reduzida têm direito à assistência no embarque, desembarque, armazenamento da bagagem e no portão de saída.

Voe Azul – A Melhor Opção

As passagens aéreas da Azul para as cidades como Fortaleza, São Paulo, Bonito e Uberlândia têm valor bastante acessível e podem ser adquiridas pela internet. A companhia é a melhor alternativa para quem busca comodidade e segurança. Nos voos pela Azul, o passageiro pode desfrutar de um maior espaço interno, excelente serviço de bordo e entretenimento de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *

Aviso: Todo o conteúdo do blog Azul é aberto a comentários, pois dividir ideias é uma das melhores maneiras para construirmos uma empresa melhor. Independentemente de serem positivas ou negativas para a companhia, as menções serão publicadas, mas todos os comentários serão moderados, a fim de evitar mensagens comerciais e citações ofensivas e/ou fora do contexto.