Como Tirar um Passaporte Comum

Postado: 07 de janeiro de 2015 | 13:40
Nomes das Aeronaves

Como Tirar um Passaporte Comum

O passaporte é o documento oficial de viagem, emitido pelos países a fim de controlar a entrada e a saída de estrangeiros em qualquer território. A Polícia Federal é o órgão responsável pela emissão desse documento no Brasil – onde houve um aumento considerável de pedidos nos últimos anos. Só em 2013, mais de 2 milhões de brasileiros receberam seu passaporte, o que representa um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior. Isso é um reflexo do crescimento no número de pessoas que passaram a procurar destinos internacionais para viajar, seja para turismo ou para negócios.

Se estiver interessado em conhecer outros países ou precisar do documento para trabalhar, saiba como tirar seu passaporte:

● Primeiro reúna todos os documentos solicitados pela Polícia Federal: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de que votou na última eleição, certificado de reservista (para homens) e certidão de naturalização (em casos específicos). Eles serão solicitados no dia do atendimento, quando seus dados serão analisados pelo órgão.

● Acesse a página oficial da Polícia Federal na internet e preencha um requerimento de passaporte comum. Nesse formulário, serão solicitados dados pessoais, informações sobre trabalho, dados de documentos e o local onde você pode apresentar-se. Caso sua cidade não tenha uma sede da PF, é possível escolher a mais próxima de sua residência.

● Após o preenchimento, será gerado o Guia de Recolhimento da União (GRU), que você deve imprimir e pagar dentro do prazo estipulado pela PF. Atualmente o valor do documento é de R$ 156,07, e o pagamento pode ser feito via boleto em qualquer agência bancária.

● O próximo passo é agendar uma data para apresentar-se à Polícia Federal. Nesse dia, você deve mostrar todos os documentos pedidos, o comprovante de pagamento da GRU e o protocolo de solicitação. Além disso, é preciso registrar as impressões digitais e tirar a foto que será utilizada.

● Um protocolo será emitido com a data de entrega. Antes do dia estipulado, é recomendável consultar o site da PF para conferir se o passaporte aéreo está realmente pronto. Caso seja confirmado, basta comparecer ao local da apresentação com um documento de identidade oficial para retirá-lo. O documento possui 5 anos de validade e, passado esse prazo, é necessário realizar por todo o processo novamente para requisitá-lo.

É importante lembrar que esses procedimentos demoram algumas semanas. Portanto, se você precisar do passaporte para viagens aéreas, vale programar-se e solicitá-lo com bastante antecedência.

 

Deixe uma resposta

Aviso: Todo o conteúdo do blog Azul é aberto a comentários, pois dividir ideias é uma das melhores maneiras para construirmos uma empresa melhor. Independentemente de serem positivas ou negativas para a companhia, as menções serão publicadas, mas todos os comentários serão moderados, a fim de evitar mensagens comerciais e citações ofensivas e/ou fora do contexto.