Como Transportar Corretamente sua Bagagem

Postado: 08 de janeiro de 2015 | 13:41
Azul

Como Transportar Corretamente sua Bagagem

Um dos meios de transporte mais utilizados atualmente, tanto em viagens nacionais quanto internacionais, é o avião. Por sua comodidade, rapidez e facilidade, o transporte aéreo tem se tornado a principal opção para muitas pessoas que desejam viajar.

E para evitar transtornos e preocupações na hora de embarcar em um voo, é importante que o passageiro conheça algumas regras básicas de transporte de bagagens. Confira, os tipos de bagagem:

De mão

O passageiro tem direito de carregar com ele uma mala, bolsa ou mochila com artigos pessoais ou de valor, como dinheiro e aparelhos eletrônicos. Na hora do check-in, essa bagagem é medida e pesada pela companhia para verificar se ela está nas condições estabelecidas pela legislação. Em viagens aéreas nacionais, a bagagem deve ter no máximo 115 cm (com comprimento, altura e largura) e até 5 kg. Já nas internacionais, a regra varia conforme a empresa aérea. Na Azul, o peso e o tamanho seguem as mesmas normas dos voos dentro do país.

É importante verificar que itens não são aceitos nessa bolsa, como produtos perfurantes e cortantes (tesouras, canivetes, depiladores, lâminas de barbear, agulhas, bisturis, entre outros).

Despachada

A bagagem despachada consiste nas malas maiores, que são transportadas no bagageiro do avião. Elas são estregues à companhia aérea no momento do check-in e devolvidas ao passageiro na chegada ao destino. Ao despachá-las, o indivíduo recebe um comprovante, que deve ser guardado para o caso de extravio. Em voos nacionais, o permitido é 23 kg de bagagem (podendo ser uma ou mais bolsas). Nas viagens internacionais, a soma das dimensões da mala não pode ultrapassar 158 cm.

Vale lembrar que a regulamentação brasileira aplica-se apenas aos voos que saem do país. Para os voos que vêm de outros países, aplicam-se as normas do local de origem.

Importante!

● Em caso de excesso de bagagem, o passageiro deve pagar uma taxa pela ultrapassagem do peso, tamanho ou quantidade de itens. Bagagens com mais de 45 kg não são permitidas. Também é cobrada uma taxa para o transporte de equipamentos esportivos.

● Se a bagagem for extraviada, o passageiro deve informar a companhia na área de desembarque assim que perceber o erro e, depois, obter o PIR (Property Irregularity Report), que comprova a notificação. Feito isso, ele precisa contatar a Central de Assistência por telefone, a qual irá monitorar o processo de localização da bagagem. Quando for localizada, a mala será enviada ao endereço indicado pelo passageiro.

 

Deixe uma resposta

Aviso: Todo o conteúdo do blog Azul é aberto a comentários, pois dividir ideias é uma das melhores maneiras para construirmos uma empresa melhor. Independentemente de serem positivas ou negativas para a companhia, as menções serão publicadas, mas todos os comentários serão moderados, a fim de evitar mensagens comerciais e citações ofensivas e/ou fora do contexto.