Aeroporto de Pampulha / Belo Horizonte – PLU

Postado: 12 de setembro de 2013 | 12:30
aeroporto de pampulha aeroporto de pampulha foto:

Aeroporto de Pampulha – PLU

O Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, popularmente conhecido como Aeroporto da Pampulha, foi inaugurado em 1933 para atender aos voos do Correio Aéreo Militar, passando a receber tráfego comercial a partir da segunda metade da década de 30.

Em 1943, aconteceu a primeira ampliação da pista de pouso e, 10 anos depois, ocorreu a segunda, e o aeroporto ganhou balizamento noturno. Em 1961, o Aeroporto da Pampulha ganhou um novo pátio de manobras e passou pela terceira ampliação da pista, atingindo então as dimensões atuais de 2.540 m.

Diversas reformas estão previstas ainda para os próximos anos, como melhorias nas subestações de energia e da fachada, construção da nova torre de controle, climatização do terminal de passageiros, ampliação da área de desembarque, ajustes de acessibilidade, reforma no estacionamento, ampliação dos balcões de check-in, reconstrução do pátio Norte e recuperação de muros e cercas.

Entre os projetos sociais do Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha, um que se destaca é o “Voo para Cidadania”. O projeto é executado pela AMAS (Associação Municipal de Assistência Social), juntamente com a Infraero, a Prefeitura de Belo Horizonte e a empresa Air BP, e desenvolve oficinas de informática, tecelagem, artes, jardinagem, formação de garçom e corte e costura para adolescentes com idade entre 14 a 18 anos, que estejam cursando a rede escolar e que morem nas vilas São Tomás e Aeroporto e no bairro São Bernardo. Cem adolescentes são atendidos todo ano por esse projeto social.

Localização

Situado na Praça Bagatelle, no bairro São Luiz na Pampulha, o Aeroporto de Belo Horizonte – PLU se encontra no coração de Minas Gerais. A capital mineira tem a terceira maior importância industrial e é a quinta cidade mais rica do país, com mais de 80% de sua economia direcionada para serviços financeiros, imobiliários, administrativos e comerciais. Já foi indicada pela ONU como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina.
Acesso ao aeroporto

O Aeroporto Carlos Drummond de Andrade está localizado a 9 km do centro de Belo Horizonte, a 11 km do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e a 4 km da estação de metrô mais próxima – a Estação Primeiro de Maio.

Uma linha de ônibus executivo e urbano faz a ligação entre o Aeroporto da Pampulha, o centro de Belo Horizonte (rodoviária) e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins CNF. Atualmente a empresa responsável por essa linha é a Unir.

Estrutura e serviços

O aeroporto tem um terminal de passageiros de 4.629,64 m², com capacidade para atender 1.600.000 pessoas por ano. A maioria dos voos operados é regional, ligando a capital mineira a diversas cidades do interior do estado e a outros estados brasileiros.

Para atender os visitantes, o complexo aeroportuário oferece serviços variados, como balcão de informações Infraero, Juizado da Infância e Juventude, ANVISA, ANAC, Polícia Civil, Polícia Militar e Achados e Perdidos. Além disso, apresenta muitas facilidades, como estacionamento com 226 vagas, banca de revistas, praça de alimentação com lanchonetes, cafeterias e restaurantes, locadoras de veículos e serviços bancários (Santander, HSBC, BB, Bradesco, Itaú e Banco 24h).

Graças à importância da capital mineira, o Aeroporto de Pampulha tem um grande fluxo de passageiros, recebendo cerca de 1 milhão de visitantes por ano. A Voe Azul é uma das únicas empresas a operar no local e disponibiliza a seus clientes ótimos descontos em pacotes de viagem. Adquira sua passagem aérea conosco e desembarque no Aeroporto de Belo Horizonte!

Deixe uma resposta

Aviso: Todo o conteúdo do blog Azul é aberto a comentários, pois dividir ideias é uma das melhores maneiras para construirmos uma empresa melhor. Independentemente de serem positivas ou negativas para a companhia, as menções serão publicadas, mas todos os comentários serão moderados, a fim de evitar mensagens comerciais e citações ofensivas e/ou fora do contexto.